Passei mal: é caso de urgência ou emergência?

Em geral, não importa a palavra se você ou alguém de quem gosta está com dor, o que você realmente quer é ser bem atendimento e com rapidez.

Essas duas palavras – urgência e emergência – até podem parecer sinônimos, mas na medicina não é bem assim. As duas exigem um atendimento ágil, contudo há uma grande diferença entre elas: o risco iminente de morte.


Quando temos um caso de EMERGÊNCIA?

Esse termo é usado para situações críticas de perigo iminente de morte. Ou seja, é preciso de uma intervenção médica imediata, esse é um caso de emergência.

Geralmente, casos como: derrame ou ataque cardíaco; uma grave reação alérgica que pode trancar a respiração; queimaduras; dormência em braços e pernas que levem a perda da função; febre alta permanente; convulsões; afogamentos ou situações surgidas por acidentes com cortes profundos, por exemplo.

Essa é uma situação de risco potencial de morte, nesse caso o atendimento será de maneira instantânea.


Mas e a URGÊNCIA?

Não se engane, não quer dizer que você não corre riscos. Mas não é algo iminente. São situações que se não tratadas em seu devido tempo, podem sim levar a situações mais graves e podem também conduzir ao risco de morte.

Uma situação de urgência pode também exigir até mesmo uma intervenção cirúrgica, mas nem sempre imediata.

Algumas fraturas, luxações ou torções podem entrar nessa categoria. Asma brônquica, dores abdominais moderadas, retenção urinária, febre até 38 graus há pelo menos 48 horas, mais de um episódio de vômito em até 12 horas, são alguns casos de urgência.

Portanto, em casos de menor gravidade, é sempre importante procurar ajuda médica. Mas, em épocas de doenças sazonais, como no verão em que a um volume maior de virose, a presença em ambiente hospitalar sem a necessidade de um serviço de urgência pode lhe expor a outros problemas.

Uma alternativa: plantão médico

A fim de facilitar o acesso das pessoas ao serviço de urgência a Edimed oferece um plantão médico todos os dias, de segunda a segunda, inclusive feriados, sábados e domingos.

O Plantão Médico da Edimed funciona das 8 da manhã até a meia noite, com médicos a sua disposição. Especialmente no verão, casos como viroses, insolação e mal estar, podem ser atendidos na Edimed.

A clínica fica localizada no centro de Balneário Camboriú. No local é possível ministrar medicamentos e realizar pequenos procedimentos. Além disso, caso precise, pode agendar seu especialista e dar continuidade ao tratamento ou diagnóstico. Mais de 20 especialidades médicas e um local de coleta de exames laboratoriais num só espaço.


Informações:

Edimed Centro Médico com plantão médico todos os dias até a meia noite
Rua: 2300 n. 527 – Centro – Balneário Camboriú
Fone: (47) 3363-1987 | (47) 3514-9817

ENTRE EM CONTATO

  • (47) 3363-1987

  • (47) 3514-9817

  • contato@edimed.com.br
  • Av. Alvin Bauer, 810 – Centro, Balneário Camboriú – SC – CEP: 88330-643