LAUDOS E PROGRAMAS

5

PREVENÇÃO E MANUTENÇÃO PARA O TRABALHO, PARA UMA MELHOR GESTÃO E QUALIDADE DE VIDA

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho – NR15
Avalia adicionais de insalubridade e periculosidade.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – NR9
Envolve o levantamento de riscos ocupacionais existentes na sua Empresa e a elaboração de um cronograma anual para eventuais correções.

PCMSO – Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional – NR7
Elaborado pelo Médico do Trabalho, determina a periodicidade e o tipo dos exames a serem realizados em seus funcionários a partir dos riscos identificados no PPRA

PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – NR 18
É obrigatório a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e as exigências contidas na NR-9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) através da antecipação dos riscos inerentes à atividade da construção civil. Essa norma tem como objetivo garantir, através de ações preventivas, a integridade física e a saúde do trabalhador da construção, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes, visitantes, enfim, as pessoas que atuam direta ou indiretamente na realização de uma obra ou serviço e estabelecer um sistema de gestão em Segurança do Trabalho nos serviços relacionados à construção.

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
Documento a ser entregue para o empregado na demissão de forma que ele possa comprovar ao INSS se houve labor em atividade especial para fins de aposentadoria.

LAUDO ERGONÔMICO – NR17
Tem por finalidade estabelecer parâmetros com o objetivo de adaptar as condições de trabalho as características psicofisiológicas dos trabalhadores. Se desenvolve nas seguintes etapas: estudo detalhado dos processos utilizados no desenvolvimento das atividades; avaliação do mobiliário e equipamentos; aferição e análise das condições ambientais dos locais de trabalho; implantação de medidas de controle; treinamentos e cursos sobre ergonomia; avaliações qualitativa e quantitativa dos riscos; e recomendações técnicas para melhoria das condições de trabalho.